sexta-feira, 13 de abril de 2007

A IMPORTÂNCIA DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA

O homem moderno busca cada vez mais potencializar suas tarefas no seu dia-dia, ou seja, se esforçar menos e ganhar mais. Toda essa pressa leva muitas pessoas a iniciarem um programa de atividade física sem o mínimo de orientação de profissionais especializados na área esportiva, iniciando suas atividades físicas de qualquer forma, sem imaginar que podem não alcançar o objetivo e ainda adquirir graves lesões.
Existem princípios que devem ser levados em consideração quando iniciamos um programa de atividade física. O primeiro e mais importante deles é o da individualidade biológica. Não podemos esquecer que cada pessoa tem sua individualidade na aplicação e resposta aos exercícios. O programa deve ser elaborado respeitando os limites individuais, limites esses que só um profissional bem preparado saberá dosar.
Outro princípio é o da carga crescente. Ele deve ser aplicado durante todo o andamento do programa, ocorrendo assim em nosso organismo, quando nos exercitamos com regularidade, um processo de bio-adaptação. O organismo, portanto, adapta-se a carga que está sendo imposta a ele. Por isso a importância de aplicar o princípio da carga crescente. O profissional deve estar bem atento nas aplicações das cargas para que os limites para mais ou para menos não sejam ultrapassados. Caso a carga seja excessiva pode ocorrer o super treinamento, levando a fadiga e até lesões. Já se a carga for insuficiente há acomodação do organismo ao treinamento, não havendo a melhora da performance.
A alimentação equilibrada também é um dos principais princípios que contribui na busca de uma ótima bio-adaptação do organismo. É ela que vai repor todos os nutrientes perdidos durante a atividade física. Infelizmente temos um tabu de “não comer”, ou seja, fazer dietas com valores calóricos ingeridos abaixo da taxa metabólica, para perder peso. Esse tipo de procedimento leva a uma baixa da taxa metabólica, irreversível! Isso é o que chamamos efeito sanfona. Para diminuir o % de gordura deve-se ingerir uma quantidade de calorias menor do que a quantidade gasta durante o dia. A dieta deve respeitar os percentuais de carboidrato, gordura, proteínas e sais minerais para repor tudo que foi perdido em quantidades ideais. A importância da presença de uma nutricionista na elaboração do programa alimentar não deve ser esquecida.
O repouso é importantíssimo! Este princípio é fundamental junto com a aplicação das cargas e alimentação equilibrada para que possamos ter sucesso. É no momento do repouso que o organismo se restaura por completo. O anabolismo celular encontra-se em seu mais alto nível nesse momento. Por isso a importância de nos preocuparmos com esse princípio.
Finalizando, podemos afirmar que a elaboração de um bom programa de atividade física é sempre necessário, por todas essas problemáticas que foram acima abordadas. Não se deve iniciar uma atividade física sem uma orientação. Por mais que o praticante tenha “experiência”, a necessidade de ter ao seu lado profissionais capacitados observando o seu desenvolvimento na prática da atividade física é sempre fundamental. Nossa saúde vale ouro!

Iran Peixoto
19/11/04

Nenhum comentário: