Artigos



A IMPORTÂNCIA DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA


O homem moderno busca cada vez mais potencializar suas tarefas no seu dia-dia, ou seja, se esforçar menos e ganhar mais. Toda essa pressa leva muitas pessoas a iniciarem um programa de atividade física sem o mínimo de orientação de profissionais especializados na área esportiva, iniciando suas atividades físicas de qualquer forma, sem imaginar que podem não alcançar o objetivo e ainda adquirir graves lesões.

Existem princípios que devem ser levados em consideração quando iniciamos um programa de atividade física. O primeiro e mais importante deles é o da individualidade biológica. Não podemos esquecer que cada pessoa tem sua individualidade na aplicação e resposta aos exercícios. O programa deve ser elaborado respeitando os limites individuais, limites esses que só um profissional bem preparado saberá dosar.

Outro princípio é o da carga crescente. Ele deve ser aplicado durante todo o andamento do programa, ocorrendo assim em nosso organismo, quando nos exercitamos com regularidade, um processo de bio-adaptação. O organismo, portanto, adapta-se a carga que está sendo imposta a ele. Por isso a importância de aplicar o princípio da carga crescente. O profissional deve estar bem atento nas aplicações das cargas para que os limites para mais ou para menos não sejam ultrapassados. Caso a carga seja excessiva pode ocorrer o super treinamento, levando a fadiga e até lesões. Já se a carga for insuficiente há acomodação do organismo ao treinamento, não havendo a melhora da performance.

A alimentação equilibrada também é um dos principais princípios que contribui na busca de uma ótima bio-adaptação do organismo. É ela que vai repor todos os nutrientes perdidos durante a atividade física. Infelizmente temos um tabu de “não comer”, ou seja, fazer dietas com valores calóricos ingeridos abaixo da taxa metabólica, para perder peso. Esse tipo de procedimento leva a uma baixa da taxa metabólica, irreversível! Isso é o que chamamos efeito sanfona. Para diminuir o % de gordura deve-se ingerir uma quantidade de calorias menor do que a quantidade gasta durante o dia. A dieta deve respeitar os percentuais de carboidrato, gordura, proteínas e sais minerais para repor tudo que foi perdido em quantidades ideais. A importância da presença de uma nutricionista na elaboração do programa alimentar não deve ser esquecida.

O repouso é importantíssimo! Este princípio é fundamental junto com a aplicação das cargas e alimentação equilibrada para que possamos ter sucesso. É no momento do repouso que o organismo se restaura por completo. O anabolismo celular encontra-se em seu mais alto nível nesse momento. Por isso a importância de nos preocuparmos com esse princípio.

Finalizando, podemos afirmar que a elaboração de um bom programa de atividade física é sempre necessário, por todas essas problemáticas que foram acima abordadas. Não se deve iniciar uma atividade física sem uma orientação. Por mais que o praticante tenha “experiência”, a necessidade de ter ao seu lado profissionais capacitados observando o seu desenvolvimento na prática da atividade física é sempre fundamental. Nossa saúde vale ouro!




SOMOS SERES BIOADAPTÁVEIS

Devemos sempre nos lembrar que somos seres bioadaptáveis como qualquer outro ser vivo neste planeta. Portanto respondemos aos estímulos que nos são dados. Em especial a atividade física e uma alimentação saudável irá oferecer estímulos positivos que irão nos proporcionar uma vida mais saudável com mais saúde e menos chance de adquirirmos doenças crônico-degenerativas como hipertensão, diabetes, cardiopatias, câncer e entre outras, que estão assolando a humanidade. Boa parte das pessoas apresentam histórico familiar de doenças crônico-degenerativas. E sabemos que o fator hereditário contribui em partes na transferência dessas doenças para os seus ascendentes. Mas não necessariamente somos predestinados a adquirir um câncer porque nossos pais ou avós tiveram. O nosso comportamento, ou seja, os estímulos que iremos proporcionar ao nosso corpo irá determinar ou não, se iremos apresentar a patologia. O seu estilo de vida é que vai determinar. Portanto, se você ainda não despertou para concretizar essa mudança de comportamento, acredito que estará contribuindo para o aumento das estatísticas das doenças no mundo.